segunda-feira, julho 23, 2007

Os Germanos

O canal franco-alemão ARTE anda a dar um conjunto de quatro documentários sobre os povos germânicos. São quase quatro horas de um misto de ficção e de documentário, realizadas por Judith Voelker e Schoko Okroy, que estende a sua abordagem por quase sete séculos.
No primeiro ainda Júlio César é o chefe militar, que anda a cuidar do seu prestígio no combate às tribos bárbaras localizadas a norte do Império. É ele, aliás, quem inventa o termo «germano» para designar o conjunto desses povos a quem pretendia impor a romanização, solicitando para tal os necessários financiamentos ao Senado.
Em 58 a.C. as suas legiões parecem imbatíveis dilatando cada vez mais as fronteiras imperiais.
Mas a 9 d.C já a realidade era outra: melhor organizadas e lideradas pelo audaz Armínio, os queruscos derrotam o governador Varus na batalha da floresta de Teuroburgo. Começa a esboçar-se a lenta progressão dos Bárbaros em direcção à capital do Império. Embora ainda muitos deles sirvam como gladiadores nos espectáculos de circo dos sucessivos titulares do poder.
O cristianismo tornar-se-á na religião oficial, mas, nessa altura, já é Clóvis, rei dos Francos, quem mais bem sucedido se mostra a estancar a progressão irresistível dos povos descritos por Tácito como «de alta estatura, de olhos azuis e cabelos arruivados».

Sem comentários: