domingo, julho 08, 2007

A PROPÓSITO DE «IT´S NOT FUNNY» DE MEG STUART (CCB)
Na sua transdisciplinaridade, a dança contemporânea assemelha-se a um caos de movimentos para reproduzir uma mensagem algo repetitiva: o excesso de informação, a violência permanente entre as pessoas, a escassa fronteira entre a graça e a loucura, a solidão no meio das grandes metrópoles.

Há quase nenhuma música, algumas palavras representadas, uma cenografia funcional tendo por eixo uma gigantesca escadaria a lembrar os filmes musicais da Metro, citações cinéfilas (a Busby Berkeley, a Gloria Swanson do «Sunset Boulevard».

Mas quase duas horas de espectáculo em assentos tão incómodos como mal imaginaríamos os houvesse no CCB ajudaram a temperar a abertura para a colheita de novas vivências.
Os criadores deste tempo têm o diagnóstico de tudo quanto está mal no nosso quotidiano, mas não ousam sugerir as utopias pelas quais todos os males poderiam ser ultrapassados. Mesmo que inviáveis, mesmo que de duvidosa credibilidade.

Mas o grande passo da criação dos tempos, que virão, terá de passar pela transmissão de uma alegria possível depois da cinzentude destes anos iniciados na queda do muro de Berlim e talvez enterrados com a saída de George W. Bush da Casa Branca...

Sem comentários: