quarta-feira, junho 24, 2020

(NM) O que importa reter para além das fachadas


1. Bernardo Sassetti teria feito hoje cinquenta anos. Passados oito sobre a sua morte, nunca teremos resposta quantas novas e jubilatórias obras dele teríamos entretanto conhecido. E as muitas, que poderia ainda dar-nos a descobrir. Porque sempre revelara uma evolução criativa, que não dava sinais de se esgotar ou estagnar. Pelo contrário: com as pesquisas, que vinha fazendo nas grandes obras da música erudita do século XX, prometia delas alavancar-se para territórios inéditos e, decerto, exultantes.
Dele retém-se uma frase, esta manhã recordada na programação especial do Império dos Sentidos na Antena 2: as pessoas são para serem ouvidas, mais do que para serem vistas. Porque neste tempo em que as imagens prevalecem, elas são quase sempre mera fachada.
2. A balalaica é um instrumento tão caracteristicamente russo que, numa das visitas feitas à então União Soviética, de lá trouxe uma como testemunho perene da experiência então vivida.  O que desconhecia era a sua origem: séculos atrás um chefe mongol que da religião retinha a obrigação de impor aos súbditos a mais rigorosa conformidade com as proibições do seu deus sisudo, mandou destruir todos os instrumentos musicais do reino.
Clandestinamente os inconformados habitantes da região pegaram em tábuas de madeira, eram-lhes a característica forma triangular, associaram-lhe as outras destinadas a servirem de caixa de ressonância e aplicaram-lhes três cordas.  Estava inventado um instrumento a que deram o nome de «conversa», que é essa a tradução portuguesa da palavra balalaica.
3. Execro os espetáculos tauromáticos apesar de ter conhecido um avô, que adorava touradas e a elas me levava enquanto foi vivo. Mas, mal por mal, que se compare positivamente a prática seguida na Camarga francesa onde os cartazes não têm nomes de cavaleiros, toureiros ou grupos de forcados, que irão «abrilhantar» o evento, mas o dos touros, eles sim famosos pela sua bravura e por isso lidados em diversas ocasiões. Ao contrário do que se passa na Península em que eles conhecem fim de vida no dia em que entram na arena, nessa região do sul de França à beira do Mediterrâneo, eles regressam à liberdade dos campos depois de se verem desafiados durante uns minutos pelos que correm na arena à sua frente e buscam a salvação das trincheiras antes de se verem corneados.
Não deixa de ser um aproveitamento injustificado dos animais para gáudio de quem paga bilhete mas, pelo menos, não se sujeitam à cobarde agressão dos que com ferros os ferem.

Sem comentários: