segunda-feira, novembro 26, 2018

(DIM) Guru Dutt e Joe Hill na Cinemateca


Um grande clássico do cinema indiano passa esta tarde na Cinemateca: «Pyaasa» de Guru Dutt. Protagonizado pelo próprio realizador é a história de um poeta explorado pelo seu editor e ajudado por uma prostituta apreciadora dos seus versos, com todo o melodrama a fundamentar-se numa sucessão quase ininterrupta de belíssimas canções.
Mas o grande filme desta segunda-feira na sala da Barata Salgueiro é o que passa à noite e recorda a personalidade lutadora de Joe Hill, um operário sueco apostado em defender os direitos dos trabalhadores nos Estados Unidos para onde emigrara como forma de escapar à pobreza no país natal. As suas lutas e, sobretudo, o martírio deram origem a canções, que grandes nomes como Paul Robeson ou Pete Seeger cantaram. Os defensores do capitalismo selvagem conseguiram a condenação à morte do líder de quem se lhes opunha, mas a História tenderá a conservar dele a memória do heroísmo, enquanto dos seus carrascos, quem os irá evocar?
Realizado pelo sueco Bo Widerberg em 1971, vale pela importância de não se deixar cair no esquecimento aquele que foi um verdadeiro ícone da esquerda norte-americana.

Sem comentários: