quarta-feira, setembro 21, 2016

(V) «Um veneno violento» de Katell Quillévéré (2010)

Aos 14 anos Anna regressa a casa, vinda do internato onde estuda, e descobre a família em crise profunda: apaixonado por outra mulher, o pai saiu de casa, deixando-a entregue a uma mãe desorientada, que busca consolo na religião, e um avô truculento, mas por quem sente grande afeto.
É nesse contexto, que prepara-se para o Crisma, mas alimentando sérias dúvidas a propósito da sua fé. Toma, pois, por confidente um jovem padre italiano, enquanto vai namoriscando com Pierre, apesar dele quase só lhe chega aos ombros.
Se a súbita sensualidade da adolescente perturba o ambiente cristão constituído quase inteiramente de mulheres relativamente jovens, o tema não é propriamente o de opor essa frescura a uma religiosidade apostada em reprimir os impulsos carnais. Até porque os tempos já não são os mesmos e Anna cresceu numa família desempoeirada com um pai e um avô ateus e uma mãe que, apesar de crente, não é fundamentalista. 
O que oprime a adolescente é a conjunção de tantos acontecimentos: a separação dos pais, a rivalidade com a mãe, a decrepitude do avô e um corpo confrontado com as suas primeiras escolhas. E a resposta à questão de acreditar ou não em Deus.
Mediante uma construção delicada, mas também irreverente, Katell Quillévéré mostra um percurso iniciático tendo por cenário as paisagens da Bretanha acompanhada com a sua música folk.

Sem comentários: