quarta-feira, setembro 14, 2016

(V) Entre Nova Iorque e as margens do Douro

Das propostas das salas da Cinemateca para hoje a minha preferida é «I am Josh Polonsky’s Brother», que Raphael Nadjari rodou em 2001 em Nova Iorque em suporte Super 8mm.
Tendo como protagonista Richard Edson, que costumava integrar os elencos dos filmes de Jim Jarmusch nos anos 70, o filme é uma visita ao que foi o cinema independente desse período a pretexto da busca de explicações de um judeu para o assassinato do irmão.
Anteriormente, na sessão das 15.30, há a possibilidade de rever «As Cinco Caras do Assassino» de John Huston, que quis brincar com o espectador através de um thriller em torno de cinco assassínios, onde assumem relevo alguns indiscerníveis expoentes de então (de Kirk Douglas a Burt lancaster, de Sinatra a Mitchum) escondidos atrás de hábil caracterização.
Ainda de considerar a hipótese de rever «Umberto D», o filme que Vittorio De Sica rodou em 1952 na grande época do neorrealismo italiano em torno da história de um velho professor em risco de perder a casa onde vivia.
A completar a lista de filmes hoje em exibição haverá «Vale Abraão» na sua versão integral. Para mim um dos mais digeríveis de um Mestre, de que nunca me senti propriamente um indefetivel defensor.

Sem comentários: