sábado, junho 20, 2015

PLANOS CRUZADOS: Conflitos culturais

Todas as semanas, na sua crónica no L’Obs», Delfeil de Ton aborda algumas notícias da semana, caracterizadas pelo seu lado pitoresco e singular. Na desta semana dedica a atenção à dezena de jovens turistas ocidentais que decidiram ascender aos 4095 metros do monte Kinabalu, na ilha de Bornéu e, lá chegados, decidiram pôr-se em pelota.
Apesar de se tratar de um lugar sagrado para quem por ali vive, nada de mal sucederia se, no dia seguinte, não tivesse havido um violento sismo causador de dezoito mortes.
Resultou daí que os protagonistas do caso foram acusados de sacrilégio e, nuns casos, liminarmente expulsos da Malásia, e no de uma jovem inglesa até teve de passar três dias na prisão, antes de pagar uma multa e ser posta num avião com ordem de não voltar a pôr os pés naquela terra.
O que está em causa nesta história é o conflito cultural sempre latente entre quem vive num espaço e quem o visita. Pode-se reivindicar a laicidade e a modernidade para agir em conformidade com os nossos valores, mas existe sempre um risco quando se entra em choque com os preconceitos locais.
Para os jovens em causa fica adquirida uma lição de que não se esquecerão tão cedo.

Sem comentários: