terça-feira, novembro 15, 2011

Filme: DO THE RIGHT THING de Spike Lee (1989)

Quando saíram juntos pela primeira vez, Barack e Michelle Obama foram ver este filme de Spike Lee que já estava a ser considerado como extremamente controverso porque, cuidando da violência racial, possibilitava interpretações equívocas, que o davam como estimulador de motins contra a propriedade e contra a autoridade.
A acção passa-se num bairro negro de Brooklyn, aonde a pizzaria de Salvatore e a loja de bebidas de uma família coreana figuram como excrescências anacrónicas. No entanto, estabelecido ali há um quarto de século, o dono do restaurante não aceita as críticas do filho mais velho, que desejaria ver-se liberto daquele espaço tido por ele como doentio. Pelo contrário, Sal manifesta o prazer, que lhe dá a visão de gerações de jovens do bairro a sucederem-se como seus clientes.
Mas o calor intenso desse dia estival irá precipitar a tragédia para a qual nem sequer falta o coro grego representado por três velhos sentados a uma esquina donde vão comentando os acontecimentos a que assistem. E eles são de tensão em crescendo entre as diversas comunidades, porquanto porto-riquenhos e negros competem pelo volume de som das suas respectivas músicas (salsa ou rap), os italianos vêem o seu negócio sujeito a boicote (é o caso de Sal por só ter afixados os rostos de actores brancos nas paredes do seu restaurante) ou um descapotável inundado pela água de uma das colunas do sistema de incêndios da rua, sem esquecer os coreanos, igualmente objecto de críticas xenófobas dos vizinhos.
Quando a noite começa a temperar o ambiente, é quando ocorre o clímax, surgido de um pequeno incidente, gerador de uma catadupa de consequências. Que deixam o restaurante de Sal em cinzas e um dos negros do bairro estrangulado pela polícia, para além dos que acabam presos.
Trata-se de uma violência cega e estúpida, porque só desaproveita a quem a cria e desenvolve. No final todos perdem, a começar por esse Mookie, interpretado pelo próprio Spike Lee, condenado ao desemprego depois de ele próprio ter ajudado a atear o incêndio com o gesto de partir a montra do restaurante onde trabalhava. Buggin 'Out
As legendas finais com citações de Martin Luther King e Malcolm X tendem a alertar para as consequências da violência cega e da importância de agir inteligentemente em cada circunstância.

Sem comentários: