domingo, novembro 06, 2011

Filme: DELLAMORTE, DELLAMORE de Michele Soavi (1993)

Foi um dos filmes escolhidos para a Noite de Halloween do canal franco-alemão ARTE o que deixava perspectivar alguma qualidade. Até por ter Rupert Everett no papel de protagonista., ainda que a produção a cargo da sociedade de Silvio Berlusconi deixasse, logo no genérico inicial, algumas legítimas dúvidas.
Logo na cena inicial sabemos ao que vamos: Francesco está ao telefone com o seu amigo Franco, quando batem à porta e trata-se de um zombie a quem ele estoira a cabeça com um tiro. Ficamos assim a saber que Francesco é o guarda do cemitério de Buffalora, cidade aonde grassa a estranha epidemia de os mortos saírem das campas depois de serem enterrados, só ficando definitivamente sossegados, quando lhes estoiram com os miolos.
E a ajudar Francesco está o grotesco Gnaghi, que esconde num corpo de obeso adulto numa mentalidade atrasada.
Os problemas de Francesco começam a agudizar-se quando se apaixona pela jovem viúva de um velho, que se sente excitada por se lhe entregar no ossuário (temos aí uma citação directa ao quadro de Magritte sobre os amantes, que se beijam com os rostos cobertos de panos). Mas trata-se de prazer efémero já que o defunto sai da campa e morde mortalmente a adúltera…
Avisadamente, ainda que apaixonado, Francesco estoira-lhe com a cabeça, quando ela lhe surge depois a querer repetir a fornicação.
Por esses dias o cemitério enche-se de corpos de jovens, que morrem num acidente entre um autocarro de escuteiros e seis motociclistas, entre os quais se contava Valentina, a filha do presidente da câmara local, pela qual Gnaghi estava enamorado…
Dias depois, sem Francesco saber, Gnaghi passa a ter na cabeça decepada de Valentina a sua companhia ideal.
O filme prossegue dentro da mesma linha com a dúvida de se saber até que ponto será possível o amor entre os vivos e os mortos, já que novas reencarnações da sua amada surgem a Francesco para o atormentarem.
Quando o seu estado mental se agrava e ele parece cada vez mais condenado a uma forma de loucura homicida, decide partir de Buffalora com o seu colaborador, esperançado em começar um outro tipo de vida longe dali.
Mas, passado um longo túnel à saída da cidade, ele entende que está num espaço circunscrito em que a fuga se torna impossível...
Fica, pois, um filme com algumas pretensões, mas desenvolvido de uma forma que dele mais não faz do que uma curiosidade facilmente esquecível...

Sem comentários: