domingo, agosto 03, 2008

UM PARTIDO EM ESTADO CATATÓNICO

«Mero fenómeno de refracção da luz». É assim, que Emídio Rangel classifica o actual CDS, algo assimilado a uma inexistência de per si.
E, no entanto, não está muito afastado no tempo esse passado em que a chegada de Paulo Portas ao cargo de primeiro-ministro parecia uma inevitabilidade mais ou menos óbvia, tanto mais que a passagem do seu émulo no PSD, Santana Lopes, se denunciava a sai mesma como sinónimo de incompetência.
Agora são muitos os sinais de desagregação do partido, que ameaça regressar à dimensão do táxi com que, em tempos, os seus escassos deputados chegavam à Assembleia da República.
Em Setúbal, Carlos Dantas demite-se e arrasta consigo muitos dos militantes, que acreditavam na democracia interna para a escolha das futuras listas eleitorais. De férias no Algarve, Celeste Cardono espanta-se por ainda sobrarem algumas dezenas de militantes nesse distrito. E Narana Coissoró não se exime de proferir mais umas quantas farpas por conta das comparações entre o que valia o partido no tempo de Ribeiro e Castro e o que hoje valerá.
Parece, assim, condenado o futuro político do antigo director do «Independente». A quem já nem se consegue encontrar no discurso outra estratégia, que não passe pela contradição entre a defesa dos mais pobres pensionistas e reformados e a condenação xenófoba de outros não menos desvalidos a quem a sociedade empurrou para guetos sem cuidar da sua inserção social…
Um discurso vazio de quem já está em estado politicamente catatónico...

Sem comentários: