quarta-feira, junho 20, 2007

Viver Depressa

«So Much/So Fast», filme de Jeanne Jordan e de Steven Archer datado de 2006, convoca a sempiterna questão do voyeurismo nas imagens do sofrimento alheio.
Trata-se de um documentário, que mostra a evolução da esclerose lateral amiotrófica no corpo do jovem arquitecto Stephen Heywood e do gigantesco esforço da família para combater o inevitável.
Durante seis anos, acompanhamos o nascimento da fundação lançada por Jamie, irmão mais velho de Stephen, para convocar os meios e as vontades da sociedade civil e dos cientistas de forma a apressar a descoberta da cura.
Entretanto, inexoravelmente, os tecidos do sistema nervoso de Stephen vão sendo destruídos até à sua morte em 2006, quando contava 37 anos.
Entre as esperanças mais infundadas e os períodos de maior desânimo - nomeadamente quando, por falta de fundos, a fundação é obrigada a reduzir-se à mínima dimensão possível - o filme é elucidativo quanto à incapacidade em alcançar em tempo útil o objectivo do tremendo esforço dos seus protagonistas…
Que abdicaram de carreiras profissionais promissoras e de vida familiar para se dedicarem a quem, por natureza, está condenado à partida…

Sem comentários: