domingo, junho 24, 2007

«Todos morreram calçados» de Raoul Walsh

Há uma cena em «Sleepless em Seattle», que dificilmente esquecerei: aquela em que Sam Balwin (Tom Hanks) e Greg (Victor Garber) troçam de Suzy (Rita Wilson), quando esta lhes descrevera em lágrimas a cena pungente do final do filme «Na Affair to Remember», no qual Cary Grant e Deborah Kerr se reencontram em circunstâncias melodramáticas no topo do Empire State Building.
Usando o mesmo tipo de choro irreprimido eles evocam o final dramático de «The Dirty Dozen», em que, um a um, os protagonistas do filme vão caindo sob as balas alemãs.
Mas podiam ter evocado, dentro da mesma veia cinéfila, o epílogo deste filme de Raoul Walsh em que se recria a batalha de Little Big Horn, na qual o Sétimo de Cavalaria comandado pelo General Custer foi dizimado pelas tribos índias lideradas por Crazy Horse. Porque o filme tem todos os condimentos que, há uns quarenta anos, tanto sugestionaram o miúdo, que eu era.
Realizado em 1941, o filme permite algumas leituras singulares se ajuizarmos as suspeitas quanto às ambíguas ligações de Errol Flynn nessa época em relação ao regime nazi. Porque os políticos são aqui venais contra os militares apostados em trabalhar para a paz em vez de para a guerra.
Ora se pensarmos que os norte-americanos estavam, nesse mesmo ano, em grandes debates políticos entre intervencionistas e isolacionistas, pode-se perspectivar este filme como ambíguo quanto à sua intenção.
Visto exclusivamente como objecto cinematográfico, com todas as reservas passíveis de se colocarem a essa perspectiva restrita de abordagem, ele revela-se extremamente eficaz: Custer aparece aqui como um herói impoluto, que leva o sentido do dever até ao sacrifício da própria vida, para combater a intriga e a cupidez de políticos e de capitalistas. Nesse sentido acaba por ser paradoxal que uma mensagem política criptofascista não deixe de se poder transler numa outra de sinal político absolutamente oposto. Até porque, no fim desta triste história foram os índios quem acabaram por se lixar…

Sem comentários: