segunda-feira, junho 18, 2007

Auschwitz num documentário da BBC

Quem já foi a Auschwitz confessa uma sensação estranha ao percorrer aquele espaço onde morreram centenas de milhares de pessoas.
Um documentário televisivo, com a chancela da BBC, não expressa essa sensação de aperto no estômago perante o significado daquelas camaratas ou do percurso para as câmaras de gás, mas revela a injustiça de mais de 90% dos criminosos aí colocados para fazerem funcionar aquela máquina de morte, nem chegarem a ser julgados. A condenação à morte, por enforcamento do antigo chefe do campo, Rudolf Hoess, de pouco consolo serviu a quem viu a família esfumar-se pelas chaminés de Auschwitz.
Mas o documentário, apesar de diabolizar o Exército Vermelho, enfatizando as violações de mulheres alemãs e judias nas semanas subsequentes à libertação dos campos, tem a vantagem de pôr um dos esbirros ainda sobreviventes, Oskar Groning, a desmentir as teses revisionistas sobre o Holocausto: «eu estive lá e vi as atrocidades cometidas sobre os prisioneiros!», é a mensagem por ele deixada no final do documentário.

Sem comentários: