sexta-feira, julho 08, 2016

(S) Seconda Pratica: «Contar, Cantar»

Um dos espetáculos mais memoráveis deste verão acabado de se iniciar foi o que o Ensemble Seconda Pratica nos ofereceu há uma semana em Palmela e onde demonstrou de que é feita a sua pesquisa sobre os cantos do trabalho inseridos nos cancioneiros dos séculos XVI e XVII e/ou que perduraram no imaginário coletivo de sucessivas gerações.
Ainda muito jovens, os nove elementos, entre cantores e instrumentistas, optaram por uma vertente da música antiga, que se dissocia plenamente da que costumamos ouvir com mais agrado dessa mesma época por corresponderem aos cantos de folia praticados nas cortes e nos palácios da nobreza.
Na conversa subsequente ao espetáculo, a que não faltou o trabalho de encenação de Sara de Castro, os artistas portugueses ou o argentino cujo castelhano era bastante fácil de entender (há ainda quem proviesse da Grécia ou do Japão), explicaram a fundamentação do seu ambicioso projeto, que irá agora procurar interligações possíveis com o cante alentejano.
O clip que aqui se linka corresponde a um extrato da sua presença no influente Festival de Ambronay em 2014, que constituiu importante cartão de visita para ganharem merecido reconhecimento internacional.
Estou convencido que , se foi esta a primeira vez que conheci o seu trabalho, o futuro trar-nos-á novas e estimulantes propostas deste ensemble.



Sem comentários: