quarta-feira, julho 27, 2016

(O) Rameau e a Teoria da Harmonia

Há uns anos a minha descoberta de Jean-Phillipe Rameau iniciou-se com este rondó da obra «Les Indes Galantes», que vemos aqui interpretada pela Magali Léger e pelo Laurent Naouri acompanhados pela Orquestra dos Musiciens du Louvre sob a direção de Marc Minkowski.
Tendo em conta que Rameau foi um dos grandes teorizadores da Harmonia na música, escrevendo até um Tratado a ela subordinado, este é um bom exemplo para nos determos nesse importante conceito, que esteve subjacente às composições criadas entre a Idade Média e o século XX, quando surgiram propostas atonais.
A preocupação com a Harmonia na música relaciona-se com a dos gregos da Antiguidade Clássica que visavam contrariar o caos do universo através de conceitos geradores da sua ordem. Por isso a Harmonia é a combinação de notas diferentes para criar um som agradável ao ouvido de quem a escuta. Na maior parte das obras os autores criam uma melodia principal facilmente reconhecível, combinando-a depois com outras melodias ou acordes, que servirão de acompanhamento àquela. 

Sem comentários: