quinta-feira, junho 30, 2011

Documentário: MONTY PYTHON: ALMOST THE TRUE (2) de Bill Jones, Alan G. Parker e Benjamin Timblett (2009)

Nos anos 60 a contestação em várias frentes fez o mundo mudar significativamente, pondo-se em causa todas as formas de autoridade.
Para os futuros membros dos Monty Python uma peça de 1962 com Peter Cook - «Beyond the Fringe» - será determinante nas suas escolhas futuras por se atingirem aí dimensões de sátira a todos os poderes constituídos, que abriam perspectivas para tudo quanto se seguiria até ao fim da década. É nessa altura que o governo conservador é substituído pelo dos trabalhistas, liderados por Harold Wilson.


No outro lado do Atlântico, Terry Gilliam ainda sonhava tornar-se missionário enquanto frequentava o austero Occidental College. Mas depressa o prazer pela ilustração o tornam num dos alunos mais irreverentes da instituição.
Quanto aos cinco ingleses com quem compartilharia o lendário grupo de actores de comédia, eles dividiam-se entre Cambridge (Cleese, Chapman e Idle) e Oxford (Palin e Jones).
Chapman tornar-se-ia médico, enquanto Cleese acabaria o curso de advogado mas, tal como os demais, já só pensavam em escrever e interpretar sketches cómicos. A oportunidade surge-lhes quando são convidados a integrar a equipa de criativos contratada para o programa de David Frost.
Não tardaria que criassem o seu próprio projecto autónomo.

Sem comentários: