sábado, junho 04, 2011

Documentário: À LA RECHERCHE DE LA MÉMOIRE de Petra Seeger (2008)

Eric Kandel ganhou o Prémio Nobel em 2000, graças às suas pesquisas sobre os mecanismos da memória.
O documentário de Petra Seeger irá acompanhá-lo e à família (Denise com quem está casado há cinquenta anos, e os filhos e netos resultantes dessa união) até à Europa a fim de encontrarem as suas origens. É que, segundo as suas palavras, existimos graças ao que aprendemos e recordamos.
Nascido em 1929 em Viena, numa família de comerciantes judeus, ele aproveita a viagem para mostrar os sítios onde viveu e as dificuldades encontradas com a invasão nazi à sua cidade natal. A mudança para a América em 1940 constituirá um ponto de viragem fundamental na sua vida.
Para Kandel é a memória que permite garantir uma certa forma de continuidade na nossa vida: sem ela nada seríamos, nem encontraríamos soluções para os problemas com que nos confrontamos no presente. Por isso procurou desvendar-lhe os segredos desde os inícios dos anos 60 e sobre ela escreveu um verdadeiro best seller: «Em Busca da Memória».
É nesse livro que demonstra quanto influencia a atenção na memória: conservamos mais duradouramente aquilo que verdadeiramente procuramos entender. E a neurobiologia e a psicologia devem associar-se de forma a que a ciência do espírito se funda com a ciência do cérebro...

Sem comentários: