sexta-feira, setembro 21, 2018

(DIM) Viver na linha do Equador


A programação do canal ARTE de amanhã, sábado, dia 22 de setembro, apresentará as mais de dez horas do projeto «Viver na linha do Equador», série documental de  Kevin McMahon e Christian Schidlowski, que demonstra não só quão fictícia é a separação entre os dois hemisférios definida por essa linha, como tão ricos são os paraísos existentes nos 40 mil quilómetros, que ela percorre e dos quais só 20% estão emersos..
Desde tempos imemoriais que os marinheiros celebram essa passagem com praxes tão controversas quanto as dos caloiros das nossas Universidades. Felizmente que, no meu caso, essa transição só aconteceu após ano e meio passado sobre a estreia em navios mercantes, pelo que ninguém deu por essa novidade. Escapei assim a um tipo de cerimónia iniciática contra a qual sempre me declarei contrário e em que nunca viria a participar.
Maldivas, São Tomé e Príncipe, Kiribati, as ilhas Galápagos são alguns dos espaços geográficos onde os realizadores captarem os usos e costumes humanos e o estado de sustentabilidade dos ecossistemas. Em terra, no mar ou nos céus, as imagens de aprimorada alta definição dão-nos conta de como se estão a repercutir as mudanças climáticas em tais longitudes.


Sem comentários: