domingo, fevereiro 27, 2011

Filme: GUY RITCHIE, «SHERLOCK HOLMES»

É forçoso reconhecer que a idade já vai tendo um efeito incontornável na forma como vou vendo os filmes. Filho de um outro tempo em que a informática ainda não desempenhava papel tão relevante na criação de efeitos especiais na indústria cinematográfica, confesso-me muito mais sensível a uma ambiência sherlockiana passada do que à soberba reconstituição da Londres de finais do século XIX. Por isso a reacção mais óbvia para definir a suscitada pelo filme do Guy Ritchie com o Robert Downey Jr e o Jude Law é que se cai no excesso da parra para tão pouca uva.
Irritante, igualmente, aquele atestado de menoridade mental ao espectador fazendo-lhe o desenho de tudo quanto irá ou acabou de suceder. Como se, mais do que esse tal clima, fosse mais determinante explicar tintim por tintim o que ele estava a visualizar.
Quanto à história em si, temos mais uma variação do demiurgo apostado em conquistar o poder à custa da implantação do terror, sendo travado pelos heróis de serviço.
E, porque se está num tipo de cinema para plateias de consumidores de pipocas arranjam-se diversas cenas de pancadaria e umas explosões de permeio, como se fossem condimentos imprescindíveis para tão mentecaptos destinatários.
Na lógica do entretenimento puro e duro é como o melhoral: não faz bem, nem faz mal... mas a versão do Billy Wilder em 1970 ainda figura como exemplo de referência de um tipo de cinema fundamentado na personagem de Conan Doyle, que vai muito além deste espalhafato visual.

Sem comentários: