domingo, fevereiro 27, 2011

Documentário: PAUL ELSTON, «CLEÓPATRA, RETRATO DE UMA ASSASSINA»

Teria a bela Cleópatra uma jovem irmã? O documentário aborda uma investigação sobre essa relação bem pouco fraterna.
Uma descoberta arqueológica recente permite estabelecer um novo olhar sobre Cleópatra, provando-se que a rainha não foi complacente para com a sua irmã Arsinoe IV, cinco anos mais nova que ela.
Desde o princípio, que esta princesa se opõe à aliança de Cleópatra com César. Capturada depois de uma derrota militar, Arsinoe será desfilada como prisioneira no regresso de César a Roma em 46 a.C.
Votada à execução, a jovem princesa comove a multidão, forçando César a exilá-la em Éfeso. Refugiada no templo de Artemísia, ela julga-se em segurança. Erradamente…
Uma equipa austríaca pode estabelecer que o esqueleto de uma jovem mulher, exumada em Éfeso em 2007, era realmente de Arsinoe.
Nesta abordagem, digna de um policial, alternam-se sequências de animação em 3D com cenas de reconstituição mostrando as horas mais brilhantes e sombrias do mundo antigo.
Impiedosa, a rainha egípcia valer-se-á das suas alianças políticas e de alcova com César e com Marco António para assumir o comando absoluto do seu país. Não hesitando em assassinar ou mandar assassinar os irmãos, que pudessem pôr em causa a legitimidade do seu mandato.
E fica a tese de que, Arsinoe ou Cleópatra seriam mestiças, tendo em si sangue núbio...

Sem comentários: