quinta-feira, dezembro 09, 2010

Livro: «A VIAGEM DOS INOCENTES» (3) de MARK TWAIN

O livro de viagens do grande escritor norte-americano continua a levar-nos para as cidades mediterrânicas na segunda metade do século XIX. Desta feita Génova com os seus palácios em pedra maciça, de grandes pés direitos, e com estreitas ruas  de onde se espreitam nesgas de céu por entre telhados, que quase se tocam.
A época áurea do comércio marítimo já era apenas saudade, mas a cidade especializara-se em filigrana de prata…
Particularmente atento às pessoas, Twain interroga-se, porque é que os homens têm o rosto tisnado apesar de protegidos quase sempre por chapéus, enquanto as alvas mulheres apenas se protegiam com finos véus. Um mistério, que fica por esclarecer!
Também relacionado com as pessoas da cidade o conselho de não se fumar tabaco italiano: é que o escritor e os companheiros de viagens vêem-se ali perseguidos por uma caterva de vagabundos ansiosos por recolherem as beatas por eles fumadas. Presume-se que para aproveitamento dos restos em novas misturas comercializáveis.
E há, enfim, o famoso e faustoso cemitério de esculturas incomparáveis. Que as descrições de Twain antecedem muitas outras, mais recentes, sobre tal espaço. Segundo guias especializados o único a merecer visita na cidade em causa...

Sem comentários: