quinta-feira, dezembro 16, 2010

Filme: «BRIGHT STAR - ESTRELA CINTILANTE» de Jane Campion

Há filmes que fazem pouco sentido hoje em dia. Como é o caso deste que é assinado pela australiana Jane Campion, dedicada à personalidade do poeta John Keats e ao amor incontornável por ele suscitada numa jovem relativamente abastada, Fanny.
O ambiente não podia ser mais romântico: ambientes campestres, jovens de corações exaltados a traduzirem em palavras excessivas os seus espantos e paixões arrebatadoras. Fanny deixar-se-á arrastar por essa insanidade, mesmo começando por ser uma jovem cheia de vivacidade e com uma curiosidade insaciável por tudo quanto tem a ver com a poesia.
Para conquistar o seu poeta de eleição ela tem de defrontar a oposição de Brown, o amigo e anfitrião do poeta por quem parece nutrir uma estima algo ambígua.
É claro que os ritmos eram outros e o filme deixa-se contagiar por essa placidez entediante. Até Keats adoecer e se adivinhar a condição de eterna e inconsolável viúva em Fanny, cuja devoção amorosa pende completamente para o lado das emoções, sem por uma vez se lhe notar algo de sensata racionalidade.

Sem comentários: