domingo, agosto 22, 2010

Filmes: L’ÉNIGME DIESEL e LA ROCKET DU RAIL de Christian Heynen

Datam deste ano dois documentários assinados por Christian Heynen e dedicados à evolução tecnológica responsável pela transformação radical dos nossos estilos de vida.
Em «O Enigma Diesel» questiona-se a razão do esquecimento da personalidade de Rudolf Diesel, quando a ele se deve a revolução suscitada pelo motor de combustão no transporte terrestre e marítimo.
O enigma em si tem a ver com as estranhas circunstâncias em que ocorreu a sua morte em 29 de Setembro de 1913.
Ele deslocava-se, então, a Inglaterra para inaugurar uma nova fábrica, quando desapareceu na travessia marítima do canal da Mancha.
A versão oficial defende ter-se tratado de suicídio perante a iminente declaração de falência. Mas, em vésperas da Primeira Guerra Mundial, as suspeitas também recaem nos serviços secretos alemães, que temiam a inscrição de novas patentes do inventor fora da Alemanha.

O documentário aprofunda, pois, o conhecimento sobre esse inventor progressista, que teve tantas dificuldades para impor as suas ideias revolucionárias e tantas invejas suscitou...
Protagonista do segundo documentário, «O Foguete dos Carris», George Stephenson consegue avançar com uma outra revolução, quando se lembra de acrescentar rodas às máquinas a vapor. Estava-se, também, em Setembro, mas de 1825, e as mercadorias entre Liverpool e Manchester ainda se faziam por barcaças em canais fluviais.
A locomotiva de Stephenson irá se muito mais rápida do que tais barcaças contribuindo para acabar com o monopólio imoral exercido pelos aristocratas em tais canais sobre cuja navegação cobravam taxas.

Sem comentários: