segunda-feira, abril 25, 2011

Documentário: «LA PAZ, LA PLUS HAUTE CAPITAL DU MONDE»

Metêssemo-nos num avião e escolhêssemos como derradeiro destino o de La Paz, capital da Bolívia.
O mais provável seria que nos sentíssemos mal ao sairmos do avião. Porque, situado a 4300 metros de altitude, esse aeroporto obrigar-nos-ia a uma adaptação brusca do organismo para condições de pressão a que não estamos habituados. Fosse naturalmente, fosse com recurso a respiração artificial, os pulmões dificilmente começariam por encontrar ritmos adequados de expiração e de inspiração.
Mais abaixo quinhentos metros, La Paz é a capital situada a maior altitude. E espaço de tais extremos, que não se cingem a essa especificidade geográfica: transformada numa imensa megalópole de dois milhões de habitantes, o seu crescimento descontrolado suscitado pela imigração das populações rurais transformou-a num imenso barril de pólvora pronto a explodir.
As colinas circundantes ao vale aonde ela se situava, foram ocupadas por casas paupérrimas, muitas vezes de tijolo à vista, já que não sobrara dinheiro para o devido reboco, e em que a água canalizada, a electricidade ou a rede de esgotos constituem uma fluida miragem.
Desregulada nos seus equilíbrios, a cidade conhece mortíferas enxurradas, quando a pluviosidade aumenta, afectando quase sempre os mais pobres. Aqueles que, sonhando com um mundo novo a sério, apostaram na promoção à presidência do índio Evo Morales em quem vêem um dos seus, ou seja, alguém capaz de lhes compreender os sonhos e motivações e de lhes dar algum seguimento.

Sem comentários: