domingo, abril 24, 2011

Documentário: «AS CATEDRAIS DESVENDADAS» de CATHERINE LE GOFF e GARY GLASSMAN

São edifícios soberbos, que justificam a nossa visita de turistas interessados pelos aspectos culturais das sociedades visitadas. Mas, quão pouco sabemos delas apesar de nos julgarmos especialistas em arcobotantes e em ogivas, em vitrais ou em disposições em cruz de tais construções. O documentário de Catherine Le Goff e de Gary Glassman demonstra-nos o quanto as catedrais góticas francesas a norte do rio Loire ainda estão longe de nos revelarem todos os seus segredos.
Quando a primeira delas surgiu, a partir da Abadia de Saint Denis em 1154, o objectivo era dar uma última morada de maior dignidade aos reis franceses, numa altura em que a nação ainda era tão pequena e frágil.
Mas, nos dois séculos seguintes, as catedrais ganharam outra ambição, quando nasceram do desejo de misturar à religiosidade dos seus espaços à presença da luz e ao desafio às leis da gravidade.
Saint Denis surpreenderia, de facto, os seus contemporâneos pelos efeitos visuais causados no seu interior pelos seus vitrais.
Seriam três as grandes inovações arquitectónicas, que possibilitariam o aumento da dimensão desses edifícios: o arco quebrado, a abóbada ogival e os arcobotantes. Mas, estes últimos, verdadeiros suportes de toda a construção, não surgiram de imediato: foi quando se detectaram os primeiros sinais da incapacidade para manter o equilíbrio das novas catedrais, que os arquitectos da época decidiram apoiá-las nesses elementos construtivos destinados a uma melhor divisão dos esforços causados pelo peso da abóbada.
Depois, quando sentiram o completo domínio da sua técnica os construtores de catedrais foram capazes de bater todos os records de construção, demorando apenas trinta anos para darem por terminada a catedral de Chartres, ainda hoje a mais bem preservada de quantas sobram dessa época.
As catedrais eram então a Casa de Deus, uma espécie de Jerusalém Celeste. Os materiais aplicados tanto importavam pela sua qualidade, como pelo seu significado místico, já que se buscava a desmaterialização do espaço.
Mas, para a história da tecnologia, as Catedrais irão trazer, igualmente, dois avanços significativos:  a estandardização das peças, que eram trabalhadas nas pedreiras, de forma a chegarem ao local da construção já prontas a aplicar, e a mecanização de algumas tarefas como as da forja, utilizando para tal a água dos rios como fonte de energia dos moinhos de maré.
Constituindo verdadeiras jóias arquitectónicas da herança cultural da Idade Média, as catedrais góticas significaram um avanço científico e cultural, mesmo descontando a sua função religiosa...

Sem comentários: