domingo, setembro 16, 2007

11'09"01 - um filme sobre o 11 de Setembro (1)

Era um projecto de Alain Brigand: a abordagem do atentado de 11 de Setembro através da visão distinta de onze cineastas de outras tantas cinematografias mundiais.
O resultado ficou aquém das expectativas, reiterando um princípio fundamental da matemática: nem sempre a soma das partes é igual ou acima de um todo. Aqui o resultado fica aquém do talento de tanta gente interessante.
No primeiro sketch a iraniana Samira Makhmalbaf volta aos refugiados afegãos, que vêm habitando a sua cinematografia, e põe uma jovem professora perante uma plateia de alunos muito jovens, incapazes de perceberem a dimensão global da tragédia de Nova Iorque. Para essas crianças é muito mais palpável a história dos dois homens tombados num poço ou a da tia de uma delas, morta à pedrada na sua aldeia.
No episódio da autoria de Claude Lelouch temos uma fotógrafa muda em vias de perder os encantos do seu amante nova-iorquino, até ocorrer o milagre por ela almejado: ele regressa a casa coberto das cinzas resultantes do desmoronamento de uma das Torres Gémeas aonde iria exercer nessa manhã mesmo o seu mister de guia turístico. E está prometido um recomeço afectivo…
O egípcio Youssef Chahine é assombrado pelo fantasma de um fuzileiro norte-americano vitimado por um atentado em Beirute em 1983. E resulta dessa convivência a demonstração das origens de todos os actos de terrorismo: a atitude imperialista dos norte-americanos…
O episódio bósnio, realizado por Danis Tanovic é dos mais desconcertantes, embora isso não corresponda a uma qualidade. Há um rapaz em cadeira de rodas, que arranja produtos de cosmética para a jovem Selma, depois apresentada como activista da Associação de Mulheres de Srebrenica e principal impulsionadora de uma manifestação de apoio às vítimas do atentado…
Já o pequeno filme de Idrissa Ouedraogo, do Burkina Faso, tem uma consistência muito interessante: a mãe de Adama está tão doente (Sida, provavelmente) e ele desespera em arranjar dinheiro para os medicamentos.
Quando encontra Osama Bin Laden a passear-se pelas ruas de Ouagadougou a perspectiva da recompensa norte-americana de 25 milhões de dólares afigura-se-lhe como solução milagrosa. Mas inacessível, porque o líder da Al Qaeda, ou um sósia seu, acaba por sair da cidade sem lhe dar a hipótese da captura...

Sem comentários: