quinta-feira, abril 02, 2015

DIÁRIO DAS IMAGENS EM MOVIMENTO: Christian e Christiane

O que é natural nos nossos comportamentos sexuados?
Metendo-se na pele de uma mulher, Christian Seidel quer comprovar a rigidez das normas do género.
Durante vários anos, Seidel foi um produtor de sucesso, trabalhando com supermodelos como Claudia Schiffer ou Heidi Klum. Um dia quis fazer uma experiência: viver como se fosse uma mulher sem se definir como um transexual.
A experiência durará dois anos e permitir-lhe-á publicar um livro - «Die Frau in mir» (“A mulher em mim”). Com a passagem dos dias a sua relação com as mulheres, nomeadamente com a esposa, enriquece-se a tal ponto, que os homens começam a ficar na defensiva.
A sua nova personalidade tende a pôr em questão tudo o que é tido á sua volta como natural. Explorando o que designa como o seu “lado feminino”, Christian demonstra que a “masculinidade” é uma construção social.
No seu percurso confronta preconceitos, incluindo os seus: ao assumir o papel de Christiane, não estará a ceder  às suas ideias preconcebidas sobre a feminilidade?
Esta desconstrução perturbante dos papéis sociais, mostra que a fronteira entre os sexos é muito ténue: antes de ser masculina ou feminina, a nossa identidade é, sobretudo, individual. 

Sem comentários: