quinta-feira, abril 02, 2015

DIÁRIO DAS IMAGENS EM MOVIMENTO: «Último Alerta - Quarenta anos depois»

Em 1972  o Clube de Roma, um grupo de reflexão internacional, que agrupava cientistas, economistas e industriais, encarregou quatro jovens investigadores do Massachusetts Institute of Technology do estudo do crescimento no futuro.
Eles produziram um relatório intitulado «Os Limites do Crescimento», que teve uma repercussão tremenda. Pela primeira vez teve-se uma noção das consequências dramáticas para o planeta e para a humanidade do crescimento exponencial num mundo de recursos limitados.
Essas conclusões, tidas como catastróficas - até consideradas “comunistas” - escandalizaram os economistas liberais e não deram origem a nenhuma política corretiva.
Quarenta anos depois, começa-se a compreender quão séria é essa questão e como exige novas respostas.
Se nos anos 70 era possível encarar a possibilidade de se retardar esse crescimento descontrolado, hoje tudo mudou com as novas realidades demográficas, energéticas e consumistas.
Os protagonistas dessa reflexão, nomeadamente Jay Forrester, Dennis Meadows ou Jørgen Randers, são entrevistados para este documentário em que recordam a génese do relatório, a sua receção controversa e sobre as suas teses mais atuais do que nunca. 

Sem comentários: