quinta-feira, abril 16, 2015

DIÁRIO DAS IMAGENS EM MOVIMENTO: A escolha do protagonista de «Heimat»

Um dos melhores filmes, que vi este ano –muito embora date de 2013! - é «Heimat», que o alemão Edgar Reitz rodou em duas partes como prequela da série televisiva por ele rodada entre 1984 e 2004.
Se então abrangera toda a história alemã no século XX, entre 1919 e 2000, com os dois filmes para cinema decidiu regressar à mesma região quando o século anterior ia a meio.
O ator escolhido para protagonizar o filme foi Jan Dieter Schneider, que interpreta o papel de Jakob, o filho mais novo de uma família de ferreiros decidido a emigrar de uma Alemanha paupérrima para demandar a América do Sul de cujos índios se esforça por conhecer os dialetos.
Enquanto em Schabach só pode esperar a miséria e a tuberculose, a aventura atlântica promete-lhe esperança e liberdade.
Mas Edgar Reitz  confessa terem passado vários meses até conseguir encontrar quem melhor interpretasse tal personagem. “naquele dia já estávamos todos fatigados e até desencorajados, porque continuávamos sem encontrar o Jakob, que pretendíamos. Dei a Jan um extrato do diário de Jakob, pu-lo em frente à câmara e pedi-lhe para interpretar o papel do autor desse texto.  E foi sem grande expetativa, que ligámos a câmara.
Quando vimos o resultado num ecrã ficámos espantados. De todos os candidatos que testáramos até então, ele foi o primeiro que conseguíamos ouvir na leitura desse texto de um estilo fora de moda.”
Estudante de medicina, Jan Dieter Schneider nunca ponderara na possibilidade de se vir a tornar ator e fora quase por acaso que se sentira desafiado a participar no casting. E ainda bem que o fez, porquanto muito do encanto de «Heimat» a ele se deve. 

Sem comentários: