quarta-feira, março 25, 2015

DIÁRIO DAS IMAGENS EM MOVIMENTO: «Citizenfour» de Laura Poitras

Apesar de ter ganho o Óscar o documentário de Laura Poitras passou quase anonimamente pelas salas de cinema nacionais.
«Citizenfour», a tradução em filme dos dias passados por Edward Snowden em Hong Kong, com ele a explicar-se por ter denunciado a tenebrosa máquina de espionagem criada pela NSA, mereceria bem melhor atenção. Mas, infelizmente, poucos dão importância à violação constante a que as nossas vidas são sujeitas  a coberto da luta contra o terrorismo. Existe uma tal abulia coletiva e global sobre os ataques a alguns dos nossos direitos fundamentais, enquanto cidadãos do mundo que esta indiferença não nos pode surpreender...
Homem corajoso e idealista, Snowden arrisca-se a passar o resto da vida na Rússia sob pena de enfrentar julgamento por alta traição nos tribunais norte-americanos. Mas aquilo que ele denunciou serviu para mostrar a verdadeira face de um Obama, chegado à Casa Branca com uma imagem tão santificada, e cujos mandatos têm correspondido a uma enorme deceção. Porque nem se esforçou para que a América mudasse, como até permitiu que alguns dos  monstros mais assustadores consolidassem o seu poder.
A América, que Obama legará ao seu sucessor não diferirá muito da recebida de george dabliú: racista e com uma obscena distribuição de rendimentos entre os mais ricos e os que nada têm.
E, no entanto, teria bastado a Obama utilizar o enorme capital de esperança nele inicialmente investido para sinalizar o advento de novos valores: a começar pela restrição do poder financeiro, que tão indignamente se portara na crise de 2008. Tivesse-se lhe quebrado a espinha e o mundo de hoje seria completamente diferente.
Salvaguardados os seus interesses, o mundo financeiro voltou aos negócios como anteriormente. E as práticas criminosas da NSA mais não fazem do que complementar a guerra, que os grandes bancos movem contra os interesses dos povos...



Sem comentários: