sexta-feira, março 27, 2015

CINEMATECA: Jacques Tourneur em três títulos menos conhecidos

Passou ontem na Cinemateca um interessantíssimo filme de Jacques Tourneur, rodado em 1948 e intitulado «Berlin Express».
No ciclo, que está a decorrer, seria um dos filmes mais imperdíveis do realizador. Interpretado por Merle Oberon e Robert Ryan, «Berlin Express» mostra a cidade em ruínas com os nazis na clandestinidade a raptarem um político fundamental para o processo de reconstrução. Militares e civis unem esforços para o libertarem e punirem os saudosistas do regime hitleriano.
Mas, se se quiser aproveitar para conhecer a filmografia de Tourneur, esta sexta-feira serão apresentados dois outros filmes do realizador. Às 18 horas haverá um filme de piratas, «Anne of the Indies», realizado em 1951, com Jean Peters no papel principal.
Depois de se firmar como rainha dos fora-da-lei ela perde-se por amores por um oficial francês, que a trairá, deixando-a morrer às mãos do temível Barba Negra.
Mais tarde, à meia-noite, na sessão semanal que a Cinemateca dedica ao género, pode-se ver «O Gato miou três vezes» que, em 1963, reunião quatro dos grandes atores do cinema de terror: Vincent Price, Peter Lorre, Basil Rathbone e Boris Karloff. A história é passada na Nova Inglaterra em finais do século XIX, quando dois agentes funerários, à falta de clientes, aguçam o engenho e arranjam-nos mediante o assassínio premeditado.
Conclui-se facilmente que os dois filmes de Tourneur desta sexta-feira ficam aquém em interesse ao do que ontem foi exibido, mas há sempre razões bastantes para descobrir os seus títulos menos conhecidos por estarem presentes muitas das suas principais características. 

Sem comentários: