domingo, maio 29, 2011

Documentário: «O Poder do Riso» de Luso Graham

Para mim  não passa de algo de pitoresco, que justifica a frase de um antigo professor para quem se encontraria sempre gente disposta a tudo. Neste caso até para crer na possibilidade de considerar como medicamento do século o riso.
O autor dessa teoria é o médico generalista indiano Madan Kataria para quem rir e alimentar-se devidamente se equivalem em importância. Tanto mais que atribui ao stress 70% das doenças potenciais do nosso corpo.
O documentário «O Poder do Riso» do britânico Ludo Graham articula os depoimentos colhidos em Bombaim com os de médicos ocidentais dispostos a corroborar essa teoria. Tanto mais que estudos norte-americanos revelam a diferença entre crianças e adultos: as primeiras riem, em média, quatrocentas vezes por dia, enquanto os segundos não vão além de quinze.
Radicará aí a razão porque outros estudos começam a demonstrar a resposta positiva dos sistemas imunitários de quem se sujeita a uma terapia de riso, que ainda não chega ao que ocorre em Bombaim, aonde, todas as manhãs, dezenas de pessoas se congregam num parque público para, em conjunto, emitirem umas sonoras gargalhadas.

Sem comentários: