segunda-feira, março 10, 2008

1529 e 1631: DOIS CERCOS, QUE FICARAM NA HISTÓRIA

Há datas da História dos homens, que nos são praticamente desconhecidas, mas merecem ser referenciadas por, em tão significativa dimensão, terem condicionado a evolução civilizacional em que nos enquadramos.
Dois documentários de Hannes Schuler, um deles em parceria com Anne Raerkohl, e ambos de 2006, dão-nos conta dos significativos eventos de duas dessas datas: 1529, ou seja, o ano em que o exército otomano de Suleimão, o Magnífico, estacou a sua invasão ao Ocidente às portas de Viena, e 1631, aquele em que as guerras religiosas entre católicos e protestantes causaram um dos maiores genocídios da época moderna, em que vinte mil homens, mulheres e crianças foram trespassados pelas espadas ou queimados vivos nas suas casas incendiadas.
O primeiro desses documentários, assinado exclusivamente por Hannes Schuler, mostra como a actual capital austríaca ganhou o reconhecimento de bastião cristão contra a ameaça muçulmana.
Fora na Primavera de 1529, que Suleimão, o Magnífico, decidiu sair de Constantinopla à frente de 150 mil soldados. A 21 de Setembro, sem qualquer oposição de permeio, chegam às portas de Viena.
Para dobrar a sua resistência, as tropas do sultão destroem todas as aldeias à volta, matando, torturando e fazendo inúmeros prisioneiros.
Mas os vienenses, apesar de só contarem com vinte mil soldados, não se rendem.
Bem tentam os assaltantes escavar túneis para ultrapassarem as muralhas, não deixando de fustigar continuamente a cidade com as suas salvas de canhão. Mas cada tentativa de penetração dentro da cidade sai gorada aos soldados de Suleimão.
Começando a sentir problemas logísticos quanto ao reabastecimento e com as chuvas a fustigarem as desconsoladas tropas, Suleimão arrisca um último ataque. Aquele que mais se aproxima do sucesso ao conseguir franquear uma das portas de acesso ao interior das muralhas. Mas Viena não cairá…
Um cerco, que termina de forma oposta, é o de Magdeburgo, em 1631.
Estava-se em plena Guerra dos Trinta Anos, que perdurou entre 1618 e 1648, quando Portugal estava sob jugo espanhol e desconhecia o que se passava no centro da Europa.
A 20 de Maio, aos primeiros alvores do dia, um exército de mercenários espanhóis, italianos, franceses, polacos e alemães, irrompem dentro das muralhas, que protegiam a cidade alemã e iniciam uma orgia de sangue e morte, que durará quatro dias.
Os exércitos católicos, na sua sanha fundamentalista, não mostrariam qualquer dó pela população protestante da cidade derrotada...

Sem comentários: