terça-feira, julho 09, 2019

(DIM) «Triunfos de Mulher» de William Wellman (1931)


A Cinemateca continua a proporcionar-nos curiosidades muito apetecíveis como ocorrerá em sessões dos dias 16 e 18 deste mês, quando projetar «Night Nurse», um filme realizado por William Wellman em 1931 e em que poderemos ver uma das primeiras prestações cinematográficas de Barbara Stanwyck e de Clark Gable.
Ela faz o papel de uma enfermeira, que descobre a maquinação de um criminoso - o futuro Rhett Butler de «E Tudo o Vento Levou» - que, ajudado por um médico toxicodependente, prepara-se para matar de fome duas crianças para que a fortuna, a elas legada através de um fundo fiduciário, transite para a progenitora, uma alcoólica em vias de com ele se casar.
James Cagney estava para  fazer este papel, mas escusou-se por não adivinhar-lhe relevância bastante para o seu estatuto de vedeta recém auferido. Outra curiosidade tem a ver com o facto de não estar ainda em vigor o tenebroso Código Hayes, pelo que são-nos oferecidos alguns planos de Stanwyck e de Joan Blondell em lingerie. Há, porém, quem desconfie que os censores menos terão gostado do retrato dado à alta sociedade, apresentada como antro de devassidão e de brutalidade contra os mais fracos.
Quem sentir-se atraído pela experiência de ver o filme dará particular atenção à cena inicial em que uma ambulância avança aceleradamente pelas ruas da cidade para alcançar o hospital. Quem a ela se escusar pode ficar descansado, que o final garante a salvação e felicidade dos bons e a punição do malfeitor. E assim se garante a paz social num filme que é ao mesmo tempo um melodrama, um film noir e uma comédia sentimental...


Sem comentários: