terça-feira, dezembro 08, 2015

DIÁRIO DAS IMAGENS EM MOVIMENTO: Pedagogias polémicas

Dirigidas por Lotta Rajalin, as escolas primárias Nicolaigården e Egalia, em Estocolmo, foram das primeiras a aplicar a pedagogia neutra em 1998, data em que o governo sueco lançou uma campanha de luta contra os estereótipos de género na educação.
Este método destinado a promover a igualdade entre os sexos desde bebés recorre, por exemplo, ao uso do pronome indiferenciado “hen” para substituir “ele” ou “ela”.
Desde a primeira reunião, quando acolhe os pais pela primeira vez, os realizadores do documentário «Ele, Ela, Hen» procuram captar os fundamentos desta pedagogia, mas também as reticências, senão mesmo as polémicas que suscita, ao acompanhar algumas das crianças na sua vida familiar. Entre elas, Justus de 5 anos, que gosta de se vestir de menina, ou Lou, que tem duas mamãs…
Vestir uma saia a todos para que dancem, propor cores, brinquedos e roupas às crianças sem qualquer distinção de sexo e, sobretudo preconizar o emprego do pronome neutro “hen”.
O documentário de Chantal Simon e Philippe Lagnier mostra como ao tentar “neutralizar” os géneros impostos pelas nossas sociedades, pais e educadores entram em conflito com preconceitos e tradições.
Aponta igualmente alguns efeitos perversos deste método - como o dessa rapariga, que quer vestir-se exclusivamente de cor-de-rosa - e sublinha as reações, muitas vezes, virulentas, que suscita. Como acontece com uma emissão da televisão australiana, que troça abertamente do método, ou pior, as múltiplas cartas de ameaças recebidas nas escolas com acusações aos educadores - insultados como “feministas talibãs” - de pretenderem homossexualizar as crianças... 

Sem comentários: