sexta-feira, dezembro 18, 2015

DIÁRIO DAS IMAGENS EM MOVIMENTO: O crime visto de dentro (a propósito de «Sonderkommando» de Emil Weiss)

Quando as tropas soviéticas entraram em Auschwitz-Birkenau encontraram os fornos crematórios destruídos com dinamite e assassinados quase todos os prisioneiros do Sonderkommando, o destacamento encarregado de os fazer funcionar. Ainda assim, quatro sobreviveram e testemunhariam nos tribunais do pós-guerra. E, de entre os muitos papéis chamuscados nas fogueiras entretanto extintas, encontraram-se alguns com testemunhos de quem para eles vertera a descrição do sofrimento até à consumação do martírio.
São essas palavras - as dos sobreviventes e as dos que se esfumaram pelas chaminés dos quatro crematórios - que servem a Emil Weiss para um filme impressionante sobre tão hediondos crimes. Sem recorrer a imagens da época, porque as palavras conseguem dar uma inquietação maior do que a evidência dos cadáveres ou das botas cardadas.
A câmara está quase sempre em lenta movimentação: são travellings de arame farpado, torres decrépitas e de troncos de árvores a esticarem-se para o céu, invariavelmente plúmbeo.
Um milhão de pessoas perderam ali a vida, na maioria de origem judaica. E algumas delas vão-nos interpelar na forma de fotografias afixadas na parede a deixarem sem resposta a pergunta relativa à razão absurda de se terem convertido em vitimas de circunstâncias, que se lhes tinham imposto sem as poderem evitar.
São elas as únicas a surgirem ao longo dos cinquenta e dois minutos de duração do filme, a sincoparem a contínua deambulação da câmara, que não deixa de lembrar os comboios da morte sob a forma dos carris, que rasgam a brancura da paisagem coberta de neve. Ou as casernas onde eram albergados os prisioneiros, primeiro vistas de fora - e é aí que a imagem estaca momentaneamente - para se ter depois a perspetiva de dentro para fora, com os caixilhos das janelas a reforçarem a simbologia daquele universo concentracionário.
A voz off relata que o alistamento durava quatro meses, ao fim dos quais todos os elementos do Sonderkommando eram fuzilados e substituídos por novos prisioneiros, cuja primeira tarefa era a de despir os corpos dos antecessores e levá-los para os fornos crematórios. Durante as semanas, que se seguiriam teriam fardamentos limpos, boa alimentação e instalações relativamente confortáveis. Mas, embora bem constituídos fisicamente, muitos deles pediam aos médicos, que os assistiam, medicamentos capazes de rapidamente lhes porem fim ao sofrimento. Porque o trauma do que viviam - a inculpação de muitos dos condenados, que os viam como cúmplices dos assassinos, ou o cenário de horror, quando o zyklon B acabava de matar o último dos gaseados, era bastante para lhes suscitar um previsível desequilíbrio nervoso.
Weiss opta muitas vezes pelo silêncio, mesmo mantendo a deslocação lenta da câmara. Porque o horror ganha a dimensão do inexprimível, só restando a ausência de palavras para o ilustrar. E, quase ao fim, responde-se a uma pergunta óbvia: porque não se revoltavam esses membros do Sonderkommando? A única vez que o tentaram, e isso aconteceu m 1944, a dois meses da libertação, todos os 452 envolvidos foram prontamente massacrados.

Sem comentários: