sexta-feira, outubro 23, 2015

DIÁRIO DAS IMAGENS EM MOVIMENTO: «Homeland» de Abbas Fahdel

Amanhã, dia 24 de outubro, pelas 16.45 passará no C. City do Campo Pequeno, um dos filmes mais interessantes de entre as mais de duas centenas, que integram a programação do DOC Lisboa: «Homeland» do iraquiano Abbas Fahdel.


Rodado antes e depois da invasão de março de 2003, dá-nos o outro lado da história, que nos foi sempre apresentada pelos olhos dos invasores.
Mesmo quando alguns cineastas norte-americanos procuraram facultar-nos um olhar crítico sobre os crimes decididos por bush, blair, aznar e barroso na sinistra cimeira dos Açores, nunca poderiam dar-nos os estados de alma dos agredidos. Porque a prioridade era a de mostrar os soldados norte-americanos como vítimas das decisões dos seus próprios generais.
Fahdel dá-nos essa oportunidade através do dia-a-dia da sua família e a forma como vai interpretando os sinais de uma drástica alteração nas suas vidas, que incluirá até a morte de um dos sobrinhos.
Esse acontecimento traumático terá bastado para que, durante anos, ele não pegasse no material filmado anteriormente. Agora que teve coragem para o fazer, pode concluir aquele que passará a ser um dos testemunhos mais contundentes sobre os crimes contra a Humanidade, que nenhum Tribunal de Haia se dispôs ainda a sancionar... 

Sem comentários: