sexta-feira, outubro 30, 2015

ARTES: os livros esculpidos de Georgia Russell

Georgia Russell é uma escultora de origem escocesa, mas a viver em Paris, que está a ganhar renome no circuito internacional de artes graças às obras criadas  partir de livros recortados.


Quem pensava que os livros só serviriam para ler ou adornar as estantes, tem de rever essa conclusão, porque ela transforma-os em impressionantes obras artísticas a lembrarem plantas silvestres.
Com o bisturi, como se fosse uma cirurgiã, Georgia pega em velhas edições - o que é capaz de horrorizar os bibliófilos! - e dá-lhes uma nova juventude.
No entanto, até há três anos atrás, a antiga estudante do Royal College de Londres, ainda não se conseguira profissionalizar, ganhando o sustento em empregos de ocasião. Foi ao passear pelas margens do Sena, que a atração pelos stands dos alfarrabistas, lhe deu a ideia para o tipo de trabalho entretanto empreendido.
Embora confesse pintar, Georgia ainda não se sente à vontade para mostrar essas obras, que talvez nunca cheguem ao nosso conhecimento nessa forma: é que já considera transformar as telas em causa numa variante do seu trabalho com os livros.
Para ela não se trata de destruir, mas de reconstruir: o que apresenta é o livro como algo de novo, como se fosse uma flor ou uma criatura estranha... 

Sem comentários: