segunda-feira, outubro 26, 2015

DIÁRIO DAS IMAGENS EM MOVIMENTO: Que fazer senão desmentir quem anunciou irreversível decadência dos ideais socialistas?

Naeem Mohaiemen é um artista do Bangladesh, que tem trabalhado ultimamente nos EUA, e está em Portugal pra apresentar os seus três filmes mais recentes no DOC Lisboa - «The Young Man Was, United Red Army” e «Afsan’s Long Day» passam no dia 29 na Culturgest às 19.30, enquanto «Last Man in Dhaka Central» será exibido no Cinema Ideal no dia 30 *as 22.15.
Essa trilogia tem a ver com os movimentos da esquerda revolucionária dos anos 70, quando pretenderam pôr cobro ao capitalismo pela via armada. A questão fundamental é esta: o que terá levado as Brigadas Vermelhas, o Baader-Meinhof ou o Exército Vermelho japonês à derrota, apesar de terem conseguido pôr em pânico os governos que contestavam? Que futuro se coloca aos movimentos de esquerda tendo em conta a forte improbabilidade de voltarem a conseguir mobilizar a juventude da forma como foi possível há cinquenta anos atrás? Estaremos condenados à derrota definitiva das ideias revolucionárias?
Tais questões são muito pertinentes numa altura em que há quem afiance a decadência irreversível do ideal social-democrata e socialista. Mas, se as próprias ideologias de direita parecem finar-se perante o avanço dos populismos, que futuro será o nosso, senão o de desmentirmos quem se apressou a anunciar o enterro antecipado das ideias mais igualitárias?

Sem comentários: