domingo, fevereiro 01, 2015

DIÁRIO DE LEITURAS: coisas que desconhecia a propósito de Alan Turing

Recentemente tivemos muitas informações nos vários jornais e revistas a propósito da vida extraordinária de Alan Turing, a pretexto da recente estreia do filme «O Jogo da Imitação». Mas, no «L’Obs» desta semana encontrei outras duas, que desconhecia,sobre o cientista capaz de decifrar os códigos alemães durante a Segunda Guerra Mundial e de inventar o primeiro computador.
Na primeira fiquei a saber que, depois da vitória aliada, Turing manteve a atividade atlética já anteriormente praticada, e candidatou-se a representar a Inglaterra nos Jogos Olímpicos de 1948, como maratonista. Embora tenha concluído a eliminatória em 5º lugar, não ficou muito distante do vencedor, que ganharia a medalha de ouro na competição.
A outra informação tem a ver com o conhecido logotipo da Apple: ainda que Steve Jobs o tenha desmentido, a imagem da maçã trincada foi escolhida em homenagem a Turing cujo suicídio, quando contava apenas 41 anos, se concretizou precisamente com uma maçã  impregnada em veneno.
De pouco acrescentando ao génio do matemático inglês, esses pequenos detalhes na sua biografia, ajudam a colorir ainda mais um percurso pessoal já de si assaz interessante... 

Sem comentários: