segunda-feira, fevereiro 02, 2015

DIÁRIO DAS IMAGENS EM MOVIMENTO: Conspirações na China medieval

Estreado há nove anos, «A Lenda do Escorpião Negro» é uma adaptação do Hamlet em versão kung fu e transposta para a China do século X.
É, pois, um filme histórico, pejado de combates aéreos e contando na interpretação com Zhang Ziyi, que já víramos em «O Tigre e o Dragão» e «2046».
A história começa com Li a assassinar o irmão para se apossar do trono. Obrigada a desposar o novo soberano, a imperatriz Wan prepara a vingança com a cumplicidade do príncipe Wu Luan, filho do defunto imperador.´
Quando os conspiradores surgem divididos, Li decide organizar um banquete. Wan decide ser esse o momento apropriado para passar á ação.
Muito elogiado, quando foi apresentado no Festival de Veneza de 2006, o filme conta com excelentes cenários e com a beleza inerente ao bailado dos personagens envolvidos nos combates corpo a corpo em que levitam como se ganhassem asas.
Essas coreografias foram concebidas por Yuen Wu Ping, um grande especialista cuja arte já víramos demonstrada em «Matrix» ou em «Kill Bill». 

Sem comentários: