segunda-feira, fevereiro 09, 2015

DIÁRIO DAS IMAGENS EM MOVIMENTO: Uma estranha forma de autismo social

No Festival de Sundance o documentário  «The Wolfpack» valeu à realizadora Crystal Moselle o prémio dessa categoria.
Tudo começou num dia de 2010 em que encontrou alguns miúdos muito estranhos a aventurarem-se pelas ruas de Nova Iorque.  De ascendência peruana eles revelavam um misto de medo e de curiosidade, que quase os assemelhava aos que viviam na caverna de Platão e se aventurassem a sair dela.
Apostada em decifrar-lhes a razão do comportamento descobriu que tinham crescido até então encerrados no apartamento onde o pai os mantinha fechados à chave e entretidos com os filmes, que lhes ia trazendo sob a forma de cassetes ou de DVD’s.
Esses seis rapazes e a rapariga, então com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos personificavam, assim, uma espécie de “meninos selvagens” cujo conhecimento da realidade era filtrado pelo que lhes aparecia sob a forma de ficção.
Crystal acompanha-os durante uns anos para mostrar como passavam os dias a recriar cenas de filmes como «Batman» ou «Cães Danados» por que se sentiam particularmente atraídos.
O link aqui sugerido inclui a entrevista com a realizadora por ocasião da estreia do filme no festival criado por Robert Redford e  por alguns extratos elucidativos de uma forma radical de autismo social... 

Sem comentários: