terça-feira, janeiro 20, 2009

O 1º DIA DO PRESIDENTE OBAMA

Hoje é o primeiro dia da Presidência de Barack Obama. Há quem o considere um dia tão histórico nas nossas vidas como o foi o da chegada de Neil Armstrong à Lua ou o da Revolução do 25 de Abril, ou o do 11 de Setembro nas Torres Gémeas de Nova Iorque, sem esquecer a derrocada do Muro de Berlim.
Poderá ser, de facto, o advento de um novo tempo. O do retomar de uma esperança definhada durante décadas pelo militarismo do Pentágono e pela supremacia dos conceitos miltonfriedmanianos na Economia.
Obama entra na Casa Branca, quando o capitalismo selvagem está ainda atordoado pelos efeitos catastróficos da rédea solta em que o deixaram governantes e reguladores. E quando o Iraque pós Saddam é bem demonstrativo da importância de se negociarem diferenças em vez de se imporem conceitos.
Talvez seja pedir demais a um homem que estimule por si mesmo uma mudança para melhor deste mundo em que vivemos. Mas ele poderá simbolizar essa aspiração de utopia que, por anos a fio, pareceu abandonar a Humanidade. Pelo menos desde que ficou exemplificado como as mais generosas ideologias podem estimular as mais hediondas ditaduras…

Sem comentários: