quinta-feira, dezembro 27, 2007

Benazir Bhutto assassinada!

A morte de Benazir Bhutto não surpreende. Afinal ela já escapara a tantas tentativas de assassinato, que era uma questão de tempo até serem coroados de êxito os esforços dos seus inimigos. Os que nunca aceitaram de bom grado, que uma mulher fosse líder num país muçulmano, pondo em causa os seus preconceitos atávicos.
Convertê-la em mártir pode trazer ganhos a curto prazo aos conspiradores islamistas, que terão estado por trás deste crime. Estejam eles próximos ou não do actual poder em Islamabad. Ou escondam-se atrás de Sharif, que apareceu em pose hipócrita a cavalgar em cima dos despojos da rival.
Para já não se perfila no horizonte nenhuma outra mulher tão forte num país, que concentra em si o essencial do que mais se aproxima de um choque de civilizações…
Mas, assumamos um certo optimismo no meio de mais esta tragédia e acreditemos, que esse martírio torná-la-á no símbolo de uma esperança jamais apagada para quem aposta na bondade de porfiar sempre no caminho do progresso, do derrube das barreiras, que se opõem a uma modernidade mais humanizada…

Sem comentários: