quinta-feira, março 11, 2021

(DL) José Luís Peixoto com mais uma biografia ficcionada

 

Embora sempre leia com interesse os romances de José Luís Peixoto nunca deles me ficaram memórias de exultantes satisfações. Existe um inquestionável talento, uma capacidade narrativa competente, mas, chegada a última página, sempre me ficou a ideia de cumprir mais um item na check list, sem vontade de, alguma vez, considerar a hipótese de revisitar a mesma obra. Mas isso sou eu que só reservo essa condição a raros escritores, cujos títulos gosto de revisitar. Saramago é o exemplo mais óbvio, estando prometida a mim próprio, a redescoberta de toda a sua obra durante o próximo ano, quando o centenário do nascimento servir de oportuno pretexto. Talvez por isso mesmo um dos livros de Peixoto, que me deixou mais grata memória foi aquele em que o mesmo Saramago serviu de protagonista a hábil abordagem ficcionalmente biográfica.

É nesse mesmo misto de biografia e de ficção, que José Luis Peixoto nos vai dar a conhecer algo da vida de Rui Nabeiro. A história conta-se mais ou menos assim: o empresário de Campo Maior ter-lhe-á manifestado a vontade de se ver biografado e eis o nosso escritor empenhado em dar corpo a essa intenção. O resultado é o novo romance, Almoço de Domingo, a lançar lá para o fim do mês, e em que narra a reflexão de um homem a abeirar-se dos 90 anos, durante três dias a olhar para tudo quanto construiu para si, para a família e para a população da vila alentejana, que serve de sede aos seus negócios.

Embora Nabeiro seja personalidade, que merece toda a nossa admiração - razão bastante para cá em casa só se beber café da Delta! - não estou propriamente a ver como Peixoto conseguirá dar-lhe dimensão  bastante para o termos como personagem digno de uma obra maior da nossa literatura. Teremos contornos dramáticos, que nunca nos tenham sido revelados? Ou ficar-nos-emos pela encomiástica promoção de quem já, por si mesmo, conseguiu fazer-nos render a quem julgamos ele ser.

Um mistério para esclarecermos, quando o livro nos chegar ás mãos...

Sem comentários: