domingo, abril 11, 2010

«FIGHTING THE BLEU: THE FIGHTING FEW» de Stephen Saunders

Junho de 1940.Os alemães preparam-se para a ofensiva e os ingleses contam com o seu Fighters Command para assegurarem a defesa do arquipélago.  É que, depois do avanço imparável das forças alemãs, quer a leste, quer a oeste, só o Canal da Mancha lhes coloca um travão.
Goering promete a Hitler que a sua Luftwaft não tardará a derrotar completamente a Royal Air Force., tanto mais que conta com 2200 aparelhos contra os 750 dos seus inimigos.
Mas os pilotos da RAF não estão dispostos a facilitar os desígnios nazis acolitados num governo, que põe em marcha todas as sinergias disponíveis para o fabrico de novos aparelhos.
Entre essas sinergias conta-se a contratação de novos pilotos, já que só na campanha de França terão morrido cerca de 300 dos principais aviadores da RAF.  Daí que se abram vagas para todos quantos, oriundos ou não dos países da Commonwealth, estivessem dispostos a enfrentar a nova ameaça. Não tarda, que aos canadianos, aos indianos ou aos australianos, se juntassem polacos (que faziam do seu alistamento a oportunidade de uma vingança pessoal contra a instantânea derrota do seu país) ou norte-americanos dispostos a não esperarem pela entrada do seu país na guerra. Não tarda, que 20% dos pilotos da RAF sejam estrangeiros, alguns com apenas 18 anos.
A vitória da RAF nessa primeira fase do conflito foi determinante: ainda antes do desembarque na Normandia, nunca tão poucos homens influenciaram decisivamente a sorte de milhões de outros. Porque a agressão nazi começou por ser travada, quando Hitler não consegue anexar a Grã-Bretanha antes de se virar para a União Soviética…
Para chegar aos seus objectivos Hitler não hesita em mandar bombardeiros despejarem explosivos sobre a população civil ciente de que, aterrorizada, seria esta a impor a rendição aos seus governantes. E, desembarcadas nas costas do sul de Inglaterra, os exércitos alemães não encontrariam obstáculos no seu passeio até Londres.
Andava muito mal informado o ditador alemão: em vez de quebrarem na sua determinação, os ingleses ainda mais se uniram para se defenderem e prepararem o seu contra-ataque...

Sem comentários: