domingo, fevereiro 17, 2008

UM EQUÍVOCO IDEOLÓGICO

É claro que a notícia não surpreende: a independência do Kosovo não surpreende quem há muito a esperava, ou não fosse ela uma das peças da estratégia da Casa Branca para afrontar a Rússia de Putin. A exemplo dos apoios dados aos governos da Ucrânia ou da Geórgia para garantirem uma espécie de cerco político e militar a Moscovo.
Vive-se, assim, o estertor de uma visão imperialista, que conheceu os seus limites nos fracassos iraquiano e afegão. E que julgava alcançado um ilusório fim da História em que a pax americana vingaria à escala global. Com o omnipresente dólar a converter-se numa espécie de moeda única.
A miopia dos ideólogos norte-americanos - desde um Ronald Reagan tão incensado por alguns - foi considerar a União Soviética o inimigo principal, financiando e armando os mujahidines, que aproveitariam depois para organizar os atentados terroristas subsequentes. Em vez de entenderem, que a verdadeira guerra era entre a modernidade e os valores fundamentalistas, quiseram destruir o comunismo.
O que se passou hoje em Pristina é um dos últimos actos de um tremendo equívoco ideológico. E, infelizmente, uma grande parte da União Europeia seguirá obedientemente o que o «aliado» da NATO lhes mandar.

Sem comentários: