sábado, outubro 27, 2007

Patricia Foulkrod: «The Ground Truth»

Ao princípio é o entusiasmo: vai-se servir o país, combater inimigos merecedores do nosso ódio e ganhamos dinheiro para uma bolsa universitária ou ganhamos mais dinheiro do que alguma vez contámos nos nossos bolsos.
É nesse estado de espírito, que encontramos os novos recrutas do Exército norte-americano, que se preparam para um exigente período de treinos militares e para praticá-los em teatro de guerra.
Este, não tem nada que saber, situa-se no Iraque. O tal país de um ditador ruim como tudo, capaz de ter armas de destruição maciça e de ser um aliado dos terroristas, que arrasaram com as Torres Gémeas em 11 de Setembro.
Mas o período de treino traz algumas surpresas: as canções falam da legitimidade de matar mulheres e crianças. Será assim?
A prática demonstra-o: não tardarão a fazê-lo no Médio Oriente, quando o facto de titubearem perante o assassínio a sangue frio os torna alvo de chacota dos colegas. Então mata-se a mulher, que trazia um lenço branco na mão ou os pacatos iraquianos, que iam num carro a passar pelo local errado à hora errada.
O pior é quando o remorso assalta. Compreende-se que o Exército tornou eticamente reprováveis, quem de si sempre cultivara uma imagem irrepreensível.
O filme de Patrícia Foulkrod aborda este tema muito sensível, dando voz a esses jovens obrigados a crescer de uma forma tremenda em poucos meses. E que ganharam marcas físicas (uma mão perdida, queimaduras, etc) e psicológicas, que nunca mais se poderão apagar.
Embora possa ser objecto das dúvidas dos detractores, ele mostra uma Verdade, que não pode ser negada. E que justificaria bem o julgamento de George W. Bush, de Donald Rumsfeld e de outros altos responsáveis da Casa Branca e do Pentágono num julgamento com as mesmas características do de Nuremberga. Porque o que aqui está em causa não é a luta pela Democracia ou pelos Direitos Humanos, mas uma vontade imperialista, que acabou por correr bastante mal. Sobretudo para quem dela foi mero peão ...

Sem comentários: