quarta-feira, abril 27, 2016

SONORIDADES: "The Rights of Man" por "Os Músicos do Tejo"

Mas que excelente diálogo de flautas foi proporcionado por António Carrilho e Adriana Ferreira ao público da Sala Luís de Freitas Branco, que os viu no concerto de domingo d’”Os Músicos do Tejo” dedicado à música dos séculos XVII e XVIII.
A peça em causa era o “Concerto para traverso e flauta de bisel” da autoria de Telemann. Não a conhecia, mas o que exige aos solistas só a torna acessível aos que são mais talentosos.
O concerto deste agrupamento dirigido por Marcos Magalhães e Marta Araújo começara logo da melhor maneira com excertos de diversas composições de John Playford (ver o link anexo), que nos fizeram lembrar os nunca por demais referenciados The Chieftains. Nalgumas jigas dava mesmo vontade de saltar das cadeiras e rodopiar ao som de músicas entretanto integradas na música popular irlandesa.
E ainda houve Purcell e Bach num concerto, que dá razão aos muitos defensores da superioridade melódica da música barroca. A lenda diz que Eduardo Prado Coelho, nos seus últimos anos de vida, não costumava ouvir outra coisa... 

Sem comentários: