domingo, setembro 12, 2010

Livro: ALEXANDRA LUCAS COELHO, «CADERNOS AFEGÃOS» (4)

É quase no final da sua estadia no Afeganistão, que Alexandra Lucas Coelho visita Bamyan para ver os nichos aonde estavam alojados os Budas gigantescos destruídos por ordem do mullah Omar. Símbolo maior da estupidez de uma ideologia política, que nada respeita, esse fundamentalismo religioso está de volta à região depois de anos em que pareceria dela extirpado.
Por isso mesmo os arqueólogos pararam com as buscas de um outro Buda, que as lendas dizem existir soterrado e ali concebido na posição de deitado.
Depois de visto o exemplo recente de uma destruição tão absurda, esses arqueólogos preferem esperar por melhor conjuntura sob pena de sujeitarem os novos achados à mesma forma de vandalismo.
Regressada de uma aventura de quase um mês, Alexandra traduz nos seus cadernos o testemunho de uma forma de civilização, que reduz a zero os direitos das mulheres e assenta a sua força no analfabetismo como forma de privar quem ali vive das ferramentas educacionais que tudo levaria a pôr em causa.
Lamentável sempre esse papel nocivo do Ocidente, quando tratou de armar e financiar os terroristas islâmicos para que combatessem o exército soviético…

Sem comentários: